quarta-feira, 9 de junho de 2010

Companheirismo, União!

Companheirismo, qualidade difícil de se encontrar numa época em que o individualismo predomina. Acho que o mundo moderno desaprendeu o “estar com alguém” e, em seu lugar, exerce uma busca de independência na relação, para mascarar a forte necessidade de vencer a solidão…

Saber ser companheiro de alguém é uma arte que se baseia na maturidade conseguida. Maturidade que permite que se esteja junto, sem querer dominar ou ter um poder sobre o outro, que nos possibilita ser diferente de alguém e, apesar disso, aceitar e respeitar essa diferença.

Ser companheiro é saber ouvir e saber falar, é ficar disponível sem hesitar, é compreender o que o outro sente para poder compartilhar a vida.

Ser companheiro é ter a coragem de abrir o coração e oferecer momentos, para que o outro me conheça e sinta confiança em se deixar conhecer também por mim.

Ser companheiro é dar as mãos sem aprisionar, ser companheiro tem muito de doação e de flexibilidade.

Como outras coisas na vida, a dualidade (carácter daquilo que é duplo) aqui também se faz presente: o companheirismo nasce e desenvolve-se na relação, alimenta-se dela e da crença de que somente convivendo é que me tornarei, antes de tudo, companheira de mim mesma.

Quantas vezes paras-te para pensar no valor que há nas pessoas que convivem contigo?
Aquelas que te acompanham no teu dia-a-dia e estão sempre prontas para te apoiar?

Talvez não consigas dar valor ao apoio que essas pessoas te dão, porque às vezes são apoios tão pequenos e frequentes que se tornam até naturais, como se fosse parte da responsabilidade

delas, mas na verdade não são.Muitas vezes as pequenas coisas que as pessoas fazem, significam tudo para o teu dia ou simplesmente para ti. É uma palavra, uma pergunta ou uma gentileza que nos faz esquecer que o dia está “pesado” tornando-o num dia melhor.

Quando alguém fizer algo por ti, valoriza. Porque a pessoa faz por que quer o bem e não porque é obrigada.
O companheirismo é isso. Saberes que podes contar com a outra pessoa e ela poder contar contigo. Sempre. Como se fosse natural e sem ser forçado.

Somente quando as pessoas se conhecem e se respeitam, é que elas sabem valorizar os pequenos gestos que demonstram que ser companheiro é fazer parte do dia-a-dia.
Se conseguires ver mais as pessoas que te cercam, certamente vais identificar os verdadeiros companheiros em muitos que tu nem imaginas que sejam.

Tu precisas exercitar o companheirismo com os teus colegas e as pessoas com quem convive

s porque é pelo teu exemplo que os outros vão entender o quanto é importante ser companheiro.
É ter maturidade demonstrar que és companheiro, e que valorizas este posicionamento, porque as pessoas vão fazer o mesmo por ti. Tu plantas o que colhes, certo?!
Olha para os outros e aprende. Faz com que os outros aprendam contigo.
Sê companheiro com os teus e, valoriza quem o é contigo.

O objectivo é: todos nós aprendermos a ser companheiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário