quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A cultura


A Cultura

- O ser humano é o ser vivo mais indefeso que existe. Ao contrário da maioria dos animais, o ser humano quando nasce, nasce inacabado, quer física, quer intelectualmente.
- Os animais são, por norma seres dotados de mecanismos biológicos de protecção e de sobrevivência.
- Por sua vez, o ser humano vem ao mundo completamente desprotegido, surgindo assim a necessidade de se auto-proteger, criando e intervindo na natureza, de modo a adaptá-la às suas necessidades.

- O Homem é diferente dos outros animais porque enquanto sujeito de conhecimento, de acção, de vontade, torna-se um ser que, naturalmente, possui uma existência diferente da dos outros animais.
- O Homem é possibilidade de realização de si mesmo e para si mesmo, logo, é um ser de cultura.
- O Homem como artífice de si mesmo (Pico della Mirandola)


A cultura é constitutiva da natureza humana. O homem é o único ser capaz de criar e transformar aquilo que o rodeia em proveito próprio. O homem é possibilidade de realização de si mesmo e para si mesmo.

- Os animais não escolhem, não decidem, não transformam, têm de se reduzir à sua componente biológica meramente instintiva. Então, se assim é, o ser humano é marcado por uma experiência de criação, isto é, pelo poder de escolher, de criar, de agir sobre aquilo que o rodeia. O Homem é um ser cultural, porque cria a sua própria cultura.

Mas…
- Mais do que um ser cultural, o Homem é um ser Biocultural.
- Tal como os animais, todos os seres humanos têm uma forte componente biológica, no entanto, esta é moldada pelas normas sociais pelas regras e pelos valores de uma determinada sociedade.
- Neste sentido verifica-se que o comportamento humano está dependente de forças biológicas e culturais.

- O comportamento humano resulta de uma aprendizagem e de um processo de integração do ser humano no meio cultural.

- O homem sem cultura está ao mesmo nível do animal, na medida em que se encontra no seu estado natural, portanto, mais próximo da natureza.



Poderá o Homem sem cultura ser considerado humano?
responder em casinha! boa sorte turminha!

Sem comentários:

Enviar um comentário