quinta-feira, 20 de maio de 2010
Objectivos para a ficha de avaliação
1) Explicitar em que consiste a globalização de economia
É um dos aspectos ais marcantes desta crescente interdependência entre os diferentes países. A iluminação de fronteiras não se da unicamente ao nível de trocas, dos bens e serviços, mas também ao nível de transacções financeiras e produtivas. As empresas globalizam-se. As empresas multinacionais e transnacionais são o exemplo desta internacionalização em termos de produção. Em suma, a globalização económica, traduz-se na interdependência entre os estados no domino das relações produtivas, financeiras e comerciais.
3) Relacionar consumo e padrões de consumo
Padrões de consumo são modelos específicos a que o consumo obedece e que decorrem da época histórica da localização geográfica, da cultura, do nível de rendimento, etc...
Consumo é a utilização de bens e serviços na satisfação de necessidades. As culturas com maior poder económico têm também uma posição dominante em termos de interdependência cultural.
4) Definir estilo de vida
Estilos de vida correspondem à forma como as pessoas vivem, às coisas que fazem, o que consomem, os códigos de conduta próprias de um grupo social. Em suma, os estilos de vida correspondem à forma como nós organizamos as nossas vidas ás opções que fazemos em domínios como alimentação, o vestuário, o lazer, os hábitos de trabalho, os relacionamentos com os outros...
5) Relacionar a globalização com os novos estilos de vida
A globalização aproximou os povos a todos os níveis, criou uma interdependência económica, financeira, cultural e politica. Esta interdependência provocou alterações profundas na estrutura das sociedades tornando obrigatória uma permanente adaptação dos actores sociais ás novas realidades. A globalização provocou transformações profundas no mundo laboral (...). Os novos padrões de comércio internacional e o surgimento de uma economia de informação tiveram um impacto profundo nos padrões de emprego de longa duração (...)
6) Justificar a tendência para a uniformização dos padrões de consumo a nível mundial
O desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, a melhoria dos transportes, a globalização da economia, vieram mudar os padrões de consumo, originando consumos globais. As pessoas, em diferentes pontos de globo, vestem o mesmo tipo de roupa, consomem os mesmos produtos alimentares, têm os mesmos electrodomésticos, vêm os mesmos filmes e séries televisivas.
7) Identificar novos estilos de vida
Na sociedade contemporânea, cada vez mais os indivíduos ou grupos de indivíduos procuram novas formas de viver as suas vidas, formas alternativas que se afastam do consumo massificado e dos comportamentos padronizados. Esta procura decorre de uma alteração de valores. Valores materialistas são substituídos pela defesa do meio ambiente, pela defesa dos direitos dos animais, pelo desenvolvimento sustentável, pelo comércio justo. Estas alterações ocorrem nas dietas alimentares, no consumo de energia, na ocupação dos tempos livres, no trabalho, na família. Ocorrem em todas as dimensões da vida social. São exemplo deste tipo de novas atitudes os movimentos ecologistas, ou grupos defensores da alimentação vegetariana, de defesa dos animais, anti - globalização, entre outros. Movimentos sociais que têm como objectivo mudar padrões de comportamento, mudar de estilos de vida. Formam-se grupos sociais que partilham os mesmos valores, constituindo para os indivíduos grupos de pertença.
Atenção: Faltam objectivos nºs: 2,8,9 e 10
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